fbpx

5 dicas para se preparar para a faculdade de Odontologia 

O Brasil é reconhecido como referência em Odontologia, e forma cerca de 11 mil profissionais Dentistas por ano (Fonte: CFO, 2021). Em todo o país, milhares de jovens sonham com a carreira que oferece a oportunidade de cuidar da saúde bucal das pessoas e transformar sorrisos. Mas, para os jovens que almejam seguir essa profissão, os desafios não estão somente nos estudos e provas de vestibular: preparar-se para a rotina intensa da faculdade é tão importante quanto!

Por isso, algumas dicas são fundamentais para garantir que os anos de estudo sejam produtivos, preparando os estudantes para uma carreira de sucesso.

        1. Não deixe matéria acumular:

Com tantos termos novos aprendidos, aulas práticas e provas, é comum que os futuros Dentistas se sintam cansados e até um pouco perdidos as vezes. Mas, para evitar maiores preocupações no futuro, a melhor dica é não deixar a matéria acumular.

Separe um horário da tarde ou da noite para revisar o conteúdo aprendido nas aulas, tenha um caderno de resumos sempre ao lado e tire dúvidas com os professores.

        2. Comece a participar de eventos online e acompanhe profissionais que são referências no segmento! 

Não é porque você ainda é um estudante de Odontologia - ou está aspirando se tornar um - que não pode começar a se inspirar com profissionais que já estão trilhando esse caminho há bastante tempo. Por isso, aproveite conteúdos gratuitos que estão disponíveis para você!

Uma dica é aproveitar os webinars e artigos sobre anestesia odontológica que a DFL disponibiliza gratuitamente no Portal Anestesie.

        3. Organize seu tempo! 

Estar com os amigos da faculdade e curtir os dias de estudante é maravilhoso. Mas, para aproveitar sem comprometer os estudos, a organização do tempo é fundamental.

Tenha um planner físico ou digital e anote todos os seus compromissos diários. Uma dica é registrar as suas tarefas do dia por hora, evitando assim a procrastinação.

        4. Faça atividades extracurriculares. 

Não pense que está cedo demais para começar a pensar no seu currículo!

As atividades extracurriculares te ajudam a conseguir um estágio no futuro, assim como te garantem conexões e conhecimentos importantes. Entre as atividades que você pode fazer, estão:

  • Monitorias;
  • Iniciação científica;
  • Grupos de pesquisa;
  • Cursos de extensão;
  • Estágios;
  • Atividades em bancos de dentes humanos;
  • Congressos. 

        5. Aprenda a hora de descansar!

Com tantas aulas, textos, termos científicos, cobranças sociais e provas, é normal que os estudantes se sintam cansados e pressionados. Por isso, nada melhor que aprender a descansar e recuperar as energias para voltar aos estudos com força total.

Converse com amigos, pratique um hobby que você gosta, passeie com o seu cachorro ou relaxe ao lado da sua família. O importante é não deixar o estresse tomar conta!

Gostou das dicas? Agora você está mais preparado para seguir o seu sonho de se tornar um(a) Dentista de sucesso!

Referências:

https://website.cfo.org.br/estatisticas/

https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=49&8-dicas-para-se-dar-bem-na-faculdade-de-odontologia.htm

error: Conteúdo protegido