fbpx

Em meio a estudos, atendimentos e responsabilidades administrativas do consultório, é comum os Dentistas se sentirem desorganizados ou ansiosos com suas agendas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Hibou, uma empresa de monitoramento de mercado, cerca de 79% dos brasileiros se consideram mais estressados nos últimos anos, principalmente devido ao volume de informações e atividades com que precisam lidar diariamente. Nesse contexto, a organização torna-se fundamental para uma rotina mais produtiva e tranquila. 

Porém, muitos profissionais encontram dificuldades na hora de organizar suas agendas. Pensando nisso, separamos três dicas fundamentais de gestão do tempo que podem otimizar a rotina no consultório odontológico. Confira: 

1. Encontre o modelo de agenda que funciona para você: 

Quando o assunto é agenda, não existe uma regra sobre o formato que funciona melhor. Alguns Dentistas se sentem mais produtivos utilizando uma agenda virtual no celular, enquanto outros não abrem mão dos planners, papel e caneta. Por isso, não se prenda a um modelo específico, mas encontre o formato que funciona para a sua rotina. 

Porém, tome cuidado: alguns profissionais, enquanto buscam o modelo ideal de organização, acabam dividindo e anotando suas tarefas em várias agendas diferentes. Quando isso acontece, torna-se difícil ter uma visão geral das atividades planejadas para o dia, o que gera maior ansiedade e frustração. 

Então, não se esqueça: uma rotina produtiva começa com uma agenda simplificada. 

2. Tenha um planejamento semanal: 

Criar um planejamento diário é um dos principais erros de gestão do tempo. Ao planejar somente o dia, o Dentista não consegue fazer uma divisão de tarefas ao longo da semana, causando uma sensação de que todas as atividades são urgentes e precisam ser realizadas ao mesmo tempo.  

Com o planejamento semanal, é possível estabelecer datas estratégicas para a realização de projetos importantes, dividir atividades grandes em pequenas tarefas, separar tempo para estudar e, consequentemente, criar uma rotina mais produtiva. 

Inclusive, no planejamento semanal devem ser listadas não só atividades relacionadas ao consultório, mas também algumas horas de descanso e lazer ao longo da semana. Afinal, separar momentos para descansar é fundamental para a saúde física e mental. 

3. Use a tecnologia para automatizar tarefas: 

Com diversos softwares de gestão do tempo no consultório, aplicativos que facilitam a organização de atividades e até ferramentas para gerenciamento de produtividade, a tecnologia pode ser a melhor aliada de um Dentista para sua organização na clínica.

Por isso, o profissional da Odontologia pode automatizar alguns processos através de ferramentas como essas, economizando mais tempo para a realização de atividades simples, como enviar para o paciente uma mensagem relembrando a consulta ou armazenar dados de anamneses de forma prática e segura. Através de softwares como esses é possível até mesmo a realização de um controle financeiro 100% online, com emissão de boletos e fluxo de caixa.

Gostou das dicas? Agora é só praticar esse passo a passo para otimizar a sua rotina e garantir um dia a dia mais produtivo.

Referências:

https://www.clinicorp.com/post/gestao-de-tempo-para-dentistas 

https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/gestao-do-tempo-para-dentistas-o-que-voce-precisa-saber 

https://portalhospitaisbrasil.com.br/o-brasil-parou-de-sorrir-7-em-cada-10-brasileiros-nao-estao-dando-mais-risadas-diz-pesquisa/ 

error: Conteúdo protegido