No atual cenário de pandemia que vivemos muitas dúvidas surgem quando o assunto é a retomada com segurança dos atendimentos odontológicos. Como as consultas ao dentista continuam sendo extremamente necessárias, a DFL convidou grandes nomes do segmento médico e odontológico para debaterem sobre como se adequar à rotina dos consultórios, seguindo as orientações mais atualizadas das autoridades sanitárias no Brasil e também correlacionando com as recomendações internacionais.

Dentre os diversos assuntos abordados, o Dr. Edimilson Migowski falou sobre os sinais e sintomas que as pessoas podem apresentar durante o período de infecção. Ele também abordou as diferenças entre o teste rápido IgG/IgM e o RT-PCR, ambos para detecção da COVID-19 e a importância de saber o período exato para realizar cada um.

Além disso, as características do vírus, a importância dos EPIs e da triagem da equipe de atendimento e pacientes, desinfecção de superfícies e como tudo isso impacta na rotina do cirurgião-dentista também foram discutidos com o Dr Filipe Polese e a Dra Ana Santarem durante a live.

Dr. Edimilson Migowski é Médico infectologista e Diretor de Relações Externas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É também Mestre em Medicina na área de Concentração Pediátrica pela UFRJ e Doutor em Medicina na área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela instituição. Com alta experiência em saúde, é uma referência de inovação e de melhores práticas da medicina preventiva.

Dr. Filipe Polese é Doutor em Odontologia e Diretor do Instituto IPPO. É também Mestre em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica – UNICAMP, Especialista em Implantodontia Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso, Professor de Farmacologia, Anestesiologia e Cirurgia na AVANTIS.

Dra Ana Santarem é Gerente de Educação Clínica da DFL, com MBA em Marketing pela FGV e graduada em Odontologia pela UFF.