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Redes Sociais para Dentistas

A rotina do Dentista não é fácil: em meio a diversos atendimentos, ainda é preciso encontrar espaço na agenda para organização do consultório, muito estudo e, é claro, a comunicação com os pacientes através das redes sociais. Afinal, segundo dados disponibilizados pela plataforma Meta em outubro de 2021, 65,2% da população brasileira acima de 13 anos utiliza o Instagram no Brasil. 

Por isso, é importante que o Dentista entenda como utilizar o Marketing Digital a favor da sua clínica, atraindo novos pacientes e também fidelizando os pacientes atuais. Pensando nisso, nós da DFL, listamos 3 dicas importantes para dar alavancar a comunicação do seu consultório utilizando estratégias nas redes sociais. 

  1. Escolha as redes sociais em que vai atuar: 

O primeiro passo é entender quais redes sociais serão estratégicas para a sua divulgação. Para isso, é importante conhecer o cenário das redes sociais no Brasil atualmente. O Facebook, por exemplo, possui 121 milhões de brasileiros conectados, mas, nos últimos meses, perdeu 2,3% de usuários no país, de acordo com dados disponibilizados pelo Sistema de Mídia da Meta, em novembro de 2021. Por isso, um investimento em mídia paga, através de estratégias de Marketing Digital, torna-se mais importante nessa plataforma que no Instagram, por exemplo, em que o alcance acontece de forma mais orgânica. Impulsionar uma publicação da sua Página é uma maneira fácil e rápida de mostrar seu negócio e seu conteúdo para quem pode estar interessado nos seus produtos ou serviços, ampliando o público para além de quem já segue você.

Além disso, é importante conhecer cada rede social e as diferenças entre elas, já que possuem particularidades que podem alavancar seus resultados. Uma das vantagens do Facebook é o compartilhamento de links direto na postagem, uma ferramenta que facilita a publicação de matérias de interesse, website da clínica e outros temas importantes. Além disso, para atingir o público 50+, essa rede social continua sendo muito vantajosa: de acordo com dados da Meta divulgados em 2021, cerca de 68% das pessoas entre 50 a 64 anos utilizam a plataforma. 

Já o Instagram é a ‘rede social do momento’ e, de acordo com dados divulgados pela Meta em março de 2022, já ultrapassou o Facebook em número de usuários, chegando a 124,3 milhões de perfis na rede social, crescendo mais de 8% desde outubro de 2021. Além disso, o Instagram apresenta um engajamento orgânico superior ao do Facebook, com uma média de 1,94% de engajamento (considerando todos os tipos de posts). 

O Instagram também possui a vantagem de utilizar os stories para compartilhamento de conteúdo em tempo real, e a publicação de Reels – um formato de vídeo curto muito utilizado após a viralização do TikTok. O formato do feed do Instagram também permite a criação de uma ‘vitrine’ para a sua clínica, ao deixar destacado os stories mais importantes e criar uma identidade visual que atraia o seu público. 

Mas, além de conhecer as diferenças entre as redes sociais mais utilizadas, é essencial também conhecer o seu público e se atentar para o tipo de postagem. 

  2. Conheça bem o seu público: 

Você publica em suas redes sociais o que o seu paciente gosta, ou o que você acha que ele se interessa? Esse é o principal ponto de atenção ao montar um planejamento, focar nos tipos de posts que ele gostaria de ver nas redes sociais, e utilizar uma linguagem que não é usual para o paciente. 

Por isso, faça um estudo com o seu público já fidelizado e também do tipo de paciente que deseja atingir. Qual é a faixa etária que você deseja atrair no seu consultório? Como esses pacientes se comportam? Quais são seus hobbies, sonhos e medos? Quais as principais dúvidas que eles possuem ao visitar um consultório odontológico? Todas essas perguntas auxiliarão você a produzir posts que sejam relevantes para os seus pacientes e, portanto, mais engajados nas redes sociais. 

Se o público estiver no Instagram, aposte em enquetes nos stories, e também vídeos no Reels, mostre um pouco da sua rotina, e dê dicas para os seus pacientes cuidarem da saúde bucal. Torne-se o mentor do seu paciente, assim ele será um seguidor engajado.

  3. Mantenha a constância nas publicações e qualidade no conteúdo. 

Quando o assunto é rede social, a frase “Quem não é visto não é lembrado’’ faz muito sentido! 

A junção da constância + conteúdo de qualidade é o segredo para o sucesso de uma rede social.  Isso porque, ao publicar constantemente nas redes sociais, o seu conteúdo estará sempre aparecendo para os seus seguidores e, portanto, reforçando na mente deles a mensagem que você deseja passar. Mas, cuidado com o chamado ‘overposting’ (excesso de publicações): um perfil que publica conteúdos demais pode causar o efeito contrário, fazendo com que os seguidores se cansem das postagens. 

Para facilitar a constância das postagens, uma dica é preparar um planejamento semanal, quinzenal ou mensal das publicações. Dessa forma, você garante posts prontos por um determinado período, o que facilita na organização e frequência. Afinal, depois de um dia cheio de atendimentos, fica muito mais difícil lembrar de produzir um post na rede social, não é mesmo?

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e iniciar sua estratégia de redes sociais para atrair mais pacientes para o seu consultório! 

Referências: 

https://resultadosdigitais.com.br/blog/marketing-para-dentistas/ 

https://blog.dentalspeed.com/redes-sociais-para-dentistas/ 

https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-vs-instagram-qual-a-melhor-rede-social-para-as-empresas-144647/ 

https://www.mlabs.com.br/blog/planejamento-de-midia/ 

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